5 dicas para ter uma vitrine atraente e vendedora!

Descubra como a vitrine pode ajudar a melhorar o posicionamento da sua marca e atrair ainda mais consumidores.

Louis Vuitton - mar 2013

Vitrine Louis Vuitton, março 2013, New York

A vitrine é uma excelente ferramenta de comunicação de uma marca com seu consumidor. Dentre tantas opções disponíveis no corredor de um shopping ou em uma rua comercial, ela pode ser o fator crucial de escolha pelo seu produto e não pelo do seu concorrente. Uma questão importante a definir é: qual mensagem você quer transmitir? Quer comunicar uma imagem de exclusividade? Quer obter o maior fluxo de clientes possível? Quer construir uma mensagem específica? Independente do seu objetivo (infelizmente não se pode ter tudo, é preciso escolher um caminho) alguns pontos devem ser observados diariamente e sua vitrine deve ser tratada com a devida atenção e importância.

1. Organização e manutenção

Em primeiro lugar a vitrine precisa fazer parte do check list diário de atividades de sua equipe.  É comum muitos vendedores chegarem à loja e passarem direto por ela, sem observarem se algo mudou de lugar ou precisa ser reparado. É essencial que ela seja revisada todos os dias e que toda equipe saiba quais são os produtos que estão em exposição. Vitrines sujas ou desorganizadas não só não atraem potenciais clientes como passam uma imagem negativa do seu negócio. Observe sempre se o espaço da vitrine está limpo, sem poeira ou manchas; se não há lâmpadas queimadas, prejudicando a iluminação dos produtos; se os manequins estão em perfeito estado e se as peças estão passadas e dispostas da maneira adequada (tamanho, caimento, composição).

2. Cuidado com a poluição visual

Maior número de produtos expostos não significa maior numero de produtos vendidos! O consumidor permanece poucos segundos na frente de uma vitrine e se houver muita informação provavelmente ele ficará confuso e irá embora sem conseguir fazer uma leitura correta da mensagem que você quis passar. Seja objetivo e destaque um grupo de produto ou promoção por vez.

3. Oferta de produtos

Use o espaço da vitrine para mostrar sua variedade de produtos. Se sua loja possui um mix abrangente apresente-o em diferentes produções. Por exemplo, se você tem 03 manequins na sua vitrine faça uma produção com calça, outra com saia e a terceira com vestido, variando também as partes de cima. Mas caso você queira promover um grupo de produtos apenas, como o jeans, por exemplo, reforce a exposição repetindo as peças em diferentes expositores e variando apenas cortes e lavagens.
Você também pode mesclar peças de alto giro com outras de baixa performance, isto ajuda a impulsionar as vendas e a avaliar o porque determinado produto não esta tendo um desempenho  satisfatório.

DIESEL-Galerie-Lafayette-Paris-09

Mix de produtos equilibrado

4. Discurso coerente

Quando você entra em uma loja porque algo que te chamou a atenção na vitrine espera encontrar uma mensagem semelhante lá dentro. Se isso não ocorre você se frustra e é provável que, pela experiência ruim, não procure mais determinada marca. Por isso é fundamental que o que você apresenta na vitrine seja coerente com o que o consumidor vai encontrar no interior da loja. Por exemplo, evite expor produtos que não tenham estoque disponível ou que estejam muito fora da faixa de preço médio que sua marca pratica. Monte cenários e produções de moda que conversem com seu público-alvo e atenda suas necessidades!

5. Iluminação

A luz é um guia e nos ajuda a direcionar o olhar do consumidor para aquilo que realmente queremos mostrar. Produtos ganham destaque com o uso da iluminação focal, por isso é fundamental que sua vitrine esteja sem lâmpadas queimadas e com os focos posicionados corretamente.  A luz tem que destacar o produto! Cuidado para que não esteja iluminando o piso, a parede e até mostrando eventuais falhas que deveriam estar camufladas. Quando fizer a troca da vitrine sempre ajuste o foco e confira se produtos importantes não ficaram na penumbra. Isso pode ser vital para o desempenho da sua vitrine!

Vitrines Chanel, collection printemps-été 2010, Paris_4

A luz destaca o produto. Vitrine Chanel, 2010, Paris

Agora mãos à obra pra deixar sua vitrine linda!!!
Quer saber mais? Deixe um comentário ou entre em contato conosco.
Boas vendas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s