A Realidade Virtual e um novo olhar para o varejo

Especulações a parte sobre como será o futuro do varejo uma certeza é clara: ele será cada vez mais tecnológico! Não há mais volta. Novas tecnologias vêm para integrar canais e tornar a experiência do consumidor cada vez melhor e mais completa.

A internet nos possibilitou comprar sem sair de casa e os smartphones levaram a experiência da compra online para a loja física criando novas possibilidades e formas de consumo. E agora estamos chegando a um novo patamar, uma nova realidade: a VIRTUAL.

oculus-Sony-PS4

Óculos de realidade virtual da Sony para PS4

Imaginada e sonhada desde a segunda metade do século passado a realidade virtual esta saindo dos filmes de ficção para alcançar o grande público com o OCULUS RIFT – um visor que pode mudar a forma como vemos TV, jogamos, viajamos, estudamos e, porque não, compramos. A empresa, que foi comprada recentemente pelo facebook por US$ 2 bilhões, começou na garagem do jovem Palmer Luckey, de apenas 21 anos, e se tornou promessa de revolução no século XXI. Desde o ano passado kits para desenvolvedores estão à venda por apenas US$ 350,00 e a rede inglesa de supermercados, Tesco, entrou na onda e criou seu ambiente virtual para testes.

Mas, pense um pouco: a realidade virtual nos permite mergulhar de cabeça em novos mundos vivenciando estes ambientes simulados como se estivéssemos de fato lá! Se você tivesse essa oportunidade agora, você escolheria “estar” em um supermercado? Ou iria preferir uma coisa mais parecida com o filme Avatar?! Pelo menos pra mim (e para muitos entusiastas do assunto) vence a segunda opção. Tanto que o site DIGG julgou o ambiente criado pela TESCO uma das “formas mais chatas de se usar o Oculus Rift”.

No entanto, apesar das opiniões não favoráveis, se olharmos um pouquinho mais a frente, podemos imaginar que a realidade virtual abre espaço para o desenvolvimento de campanhas, anúncios e experiências no ponto de venda que façam o consumidor “viver por completo” o universo da marca.Talvez o varejo não seja o alvo de desejo dos desenvolvedores no momento, mas sem dúvida é algo para observarmos de olhos bem abertos.

Assista ao vídeo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s