Profissão VM – Parte I

profissão-vm-manequim-WVC

Não tem glamour, tá meu bem! O negócio é mão na massa.

Já falamos aqui sobre o que é visual merchandising, esse braço do marketing conceituado recentemente e que tem ganhado muito espaço e importância no varejo. Até aí, tudo bem. Mas acho que ainda pouco se discute sobre o profissional por trás da ‘mágica’.

O visual merchandising tem muita força nos EUA e em alguns países da Europa. Lugares em que, não só o profissional é mais valorizado (leia-se tem mais autonomia e salários melhores), como toda a cadeia de produção (fornecedores, logística, o próprio varejo) é mais desenvolvida.

Há alguns anos atrás, quando as empresas aqui, no Brasil, começaram a enxergar a importância desse trabalho e a oferta de profissionais qualificados era baixa, os salários eram bastante razoáveis a fim de reter esses talentos. Mas o ‘status’ do oficio despertou o interesse de muitos e a crescente oferta de profissionais e a desaceleração do varejo nos últimos dois anos, mais ou menos, fez as remunerações despencarem e as empresas ficaram à mercê de pessoas cada vez menos capacitadas.

Infelizmente pude perceber (e sentir na pele) que este cenário também é, em boa parte, responsabilidade das empresas. Em momentos de crise e queda nos resultados o primeiro ‘custo’ a ser cortado é o departamento de VM, considerado complementar. Afinal de contas, a gerente da loja pode trocar a vitrine e arrumar a loja e o marketing consegue dar conta de realizar as demais atividades relativas ao ponto de venda, não é mesmo?!

profissão-VM-02

Estudantes da FRA – Fashion Retail Academy, Londres – Foto: Reprodução

Fora que, não é só porque o vendedor trocou a vitrine direitinho, porque ele tem uma ‘mão boa’, que ele será um bom VM. Gente, ser VM é muito mais que saber colocar a roupa no manequim! #ficaadica. Eu sei que muitos bons profissionais começaram assim (inclusive euzinha aqui), não estou desmerecendo, mas o mercado amadureceu nos últimos 10 anos e já é possível selecionar pessoas especializadas, como vivência e formação técnica.

Também temos algumas divergências com relação ao perfil do profissional que quer ingressar na profissão e aquele que as empresas querem contratar. Já conheci muita gente deslumbrada com a função, que tem um ‘Q’ de produtor de moda, artista, designer, personal stylist e relações públicas. Mas o fato é que ser VM não tem nada de glamour. É muita ralação e estudo (sim, muito estudo! Tem que estar atualizado e por dentro do que esta acontecendo no mercado)! Já as empresas não sabem muito bem se querem uma pessoa mais ‘criativa’ ou mais ‘focada no resultado’, por que ter os dois ao mesmo tempo parece impossível. Mas não é e nem deveria ser visto dessa forma. Criatividade e inovação não só podem como devem andar lado a lado com o resultado.

Ainda não temos um curso de nível superior, de especialização, ou mesmo técnico, com abordagem mais profunda e detalhada sobre Visual Merchandising (o que particularmente acho uma pena), em geral os programas não passam de 50h, mas isso não descarta a necessidade de especialização do profissional com cursos e leituras complementares.

Mas, afinal de contas, o que faz esse tal de Visual Merchandiser?

No próximo post vamos falar do perfil do profissional e das áreas de atuação! Não percam!

“O papel do visual merchandiser é aumentar as vendas: primeiro atraindo os consumidores para dentro da loja através da força da vitrine, e então por meio da exposição e da coordenação, que precisa encorajá-los a permanecer na loja, comprar e ter uma experiência de compra positiva que os faça voltar”

(Tony Morgan)

6 comentários

  • Isabel Rocha

    Concordo com esse texto. Tenho experiência, vivencia e domino de Vm há 16 anos! Adorei a leitura!!! Uma pena a desvalorização!

  • janice rocha

    Muito boa a matéria, estou na área a 29 anos, adoro o que faço. Tenho certeza que as empresas entenderão a importância do Visual Merchandising no ponto de vendas. A diferenciação será a grande ferramenta para cada vez mais tornar a experiência de compra encantadora.

  • Adorei o texto, comecei na área agora, deixa uma dica importante para me! Grato

  • Oi boa tarde atualmente trabalho no vm gostaria de receber matérias sobre vm será muito importante pra minha carreira proficional.

    • Olá Samya, tudo bem? Você pode assinar nossa newsletter (no ícone do lado inferior direito da nossa página) e acompanha nosso conteúdo por aqui e nas nossas redes sociais! Sucesso para você! Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s