#Selfie marketing e uma nova experiência de consumo

Nós sabemos que o termo Selfie não é bem uma novidade pra ninguém. Depois de ter virado verbete oficial no Oxford English Dictionary em 2013 e de ter mais de 158 milhões de posts tagueados no instagram (na data de hoje), ele já faz parte do nosso dia a dia.
O conceito é simples: é o ato de tirar fotos de você mesmo, usando a câmera do seu smartphone, em momentos diversos, sempre buscando seu melhor ângulo, é claro, para compartilhar nas redes sociais. Ah! E, porque não, dar aquele efeito especial com ajuda de um belo filtro! Segundo o portal de tendências WGSN aproximadamente um terço das fotos dos jovens entre 18 – 24 anos são Selfies.
Mas o importante é ler o que está por trás da palavra. O que ela nos diz sobre a nossa sociedade: individualista, narcisista, hiperconectada. As redes sociais aproximam o mundo de fantasia das celebridades e o mundo “normal” das pessoas “reais”. Mas ao postar uma foto sua, ganhar “likes” e “emoticons”, receber comentários e vê-la compartilhada, você se torna um pouco mais conhecido (às vezes até muito conhecido), o que acaba gerando sentimentos diversos. Aprovação? Reafirmação? Aceitação social? Independente de qual seja, é um ciclo vicioso e, em breve, segundo Elizabeth Day – The Observer – você “estará repetindo o processo, várias e várias vezes, tentando diferentes poses, se oferecendo para ser novamente consumido pelo público”. Nos tornamos alvo de um “pseudo empoderamento” que o universo virtual nos proporciona.
É exatamente este ponto, do limite tênue entre a realidade e a fantasia, e da facilidade de interação com o consumidor que atrai as marcas e cria novas possibilidades para os departamentos de marketing.
E até que a nova “onda do momento” surja em meio a hashtags, aplicativos, redes sociais e neologismos, é interessante observarmos como as marcas têm usado esse artifício para se relacionar com seu shopper, online e offline, afim de reproduzir boas práticas e explorar novas possibilidades.

Alguns exemplos pelo mundo:

selfie-mkt-01-WVC-report

Na nova flagship store da marca, em Londres, iPads foram instalados no provador para encorajar os consumidores a tirar e postar suas Selfies nas redes sociais. Estes “espelhos virtuais” já ofereciam diferentes tipos de filtros para garantir que a foto permanecesse fiel ao estilo de Karl, é claro! Ao ser compartilhada, o sistema automaticamente inseria o novo endereço na legenda da foto: “Shopping Mania @KarlLagerfeld 145-147 Regent Street, Mayfair, London, W1B 4JB #KarlLagerfeldStore #KarlParfums”.

selfie-mkt-02-WVC-report

A French Connection lançou uma campanha chamada #canthelpmyselfie convidando os clientes de 5 de suas lojas no Reino Unido a tirar Selfies, as quais ficariam expostas em grandes painéis digitais na vitrine. Unindo mundo real e virtual, as pessoas que passavam em frente à loja poderiam interagir e votar no seu ‘modelo’ preferido. Uma ótima iniciativa para convidar o consumidor a fazer parte, de verdade, do universo da sua marca.

selfie-mkt-03-WVC-report

Selfie por uma boa causa! A Vero Moda fez uma campanha para apoiar o #Movember – evento anual que acontece no mês de novembro e incentiva os homens a deixarem crescer seus bigodes para arrecadar fundos para combater o câncer de próstata e de testículos. Cada Selfie tirada e compartilhada com o bigode (encontrado nos provadores e nas lojas) e com a #veromodamo revertia $ 0,10 em doação para a Movember Foundation.

Por aqui:

selfie-mkt-04-WVC-report

Na Adidas, o cliente que compartilhasse sua Selfie, tirada no provador da loja, e compartilhasse com a #selfienoprovador, ganhava 5% de desconto, no ato da compra.

selfie-mkt-05-WVC-report

Para comemorar o dia do solteiro a Cavalera fez um ação que dava 10% de desconto para quem postasse sua Selfie, tirada no provador da loja, com a #CavarockerNaPista.

selfie-mkt-06-WVC-report

Na ação, bastava tirar uma foto dentro nas dependências do Shopping e compartilhar com a #SelfienoPenha para sua imagem compor um painel!

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s