Descubra como escolher o manequim ideal

No mês passado realizamos, com apoio da Expor Manequins e do Mega Polo Moda um workshop para falar de produção de moda para vitrine – o Dress.Me. E uma das questões que abordamos – e que rendeu boas discussões – foi como, dentre tantas opções disponíveis no mercado, escolher o manequim “ideal”. Este simulacro da figura humana que tanto nos intriga serve de suporte para a apresentação do produto e deve ajudar a contar uma história para envolver o cliente pois, como acontece com as (os) modelos nas campanhas publicitárias, é com ele que nos identificamos e é nele que projetamos nossos desejos. Eles são “vendedores silenciosos” que ensinam os consumidores a usar determinados produtos influenciando suas decisões de compra e por isso merecem atenção especial!
Importante também pensar que, assim como a moda, refletem a estética, os modos e costumes de uma época, por isso precisam ser constantemente reavaliados e periodicamente substituídos (ou “repaginados”) para que a marca permaneça “viva” e atualizada.

Por isso, pensando em ajuda-lo a manter sua loja sempre atraente e impactante, resolvemos resumir aqui 5 dicas que vão te ajudar a “acertar a mão” na hora de escolher o manequim para sua compor a sua vitrine! Vamos lá?

1. Tenha claro qual é a identidade da marca:

Em primeiro lugar é preciso ter muito claro qual a imagem que sua marca quer passar. Uma marca de lingerie, por exemplo, poder ser extremamente sexy e provocadora ou básica e confortável. Pense bem nisso, pois a atitude, o material, a cor e os adereços do manequim vão dizer muito sobre quem sua marca é – ou quem ela quer ser!
(clique na imagem para ampliá-la)

2. Conheça (e respeite) o público alvo:

O manequim precisa dialogar com o público alvo, traduzir seu estilo e impactá-lo de maneira positiva! De que adianta, por exemplo, ter uma marca pluz size e levantar bandeira de representar uma “mulher real” e expor na vitrine um manequim tamanho 36?! Não vai funcionar. A roupa vai ficar “deformada” de tanto ajuste para vestir o manequim que a cliente vai se sentir enganada quando entrar na loja!

3. Saiba que tipo de produto vai ser exposto:

Sua marca vende roupas mas não dispões de acessórios? Talvez seja melhor optar por um busto ao invés de ter um manequim completo, com pernas e pés, assim ele não ficará “descalço” e a exposição poderá ser melhor aproveitada. Já produtos esportivos pedem atitude e dinamismo em poses mais elaboradas, afinal quem vai se animar para comprar roupa fitness expostas em manequins completamente estáticos que mais parecem que não vão a lugar nenhum?

4. Qual a rotatividade da vitrine?

Aqui temos duas situações. Primeira: com que frequência é trocada a cenografia da vitrine? Alguns manequins têm poses bem específicas e, por isso, são difíceis de compor diferentes cenários. Você pode até incorporar modelos mais “ousados” de vez em quando, mas, se seu orçamento é limitado, o ideal é ter um acervo mais “flexível”. Segunda: se os produtos da vitrine são trocados com muita frequência e diferentes pessoas são autorizadas a fazê-lo é melhor optar por posições mais simples para facilitar o manuseio e por materiais mais resistentes para evitar danos frequentes.

5. Qual o orçamento destinado para manutenção?

Por fim, mas nenhum pouco menos importante, é preciso pensar na manutenção!!! Porque se sua marca não reserva uma parte do budget para manutenção e atualização dos manequins esqueça os modelos realistas – com peruca e maquiagem. Eles demandam cuidado, atualização constante e mão de obra qualificada para manuseá-lo e realizar o styling. Manequins quebrados, lascados, sujos… passam uma sensação de desleixo para o consumidor e denigrem a imagem da marca.

 

Aliás,

manutencao-e-fundamental-WVC

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário, vamos adorar saber sua opinião!

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s