5 dicas para uma ótima exposição de produtos

Para começar bem o ano separamos 5 dicas quentíssimas para você surpreender seus clientes na volta das férias – e continuar surpreendendo ao longo do ano! Preste atenção e mãos a obra!

1. MANTENHA O AMBIENTE ORGANIZADO.

Sim. Organização é tudo nessa vida! E quando falamos de ambientes de compra ela é fundamental. Até a “bagunça” tem que ser estrategicamente organizada! Sabe aquela história de que “muvuca chama muvuca” que circula na boca de muitos lojistas? Então, ela funciona momentaneamente, em períodos de liquidação, por exemplo. Mas uma loja limpa e com produtos bem organizados visualmente e dispostos de maneira inteligível, atrai muito mais o olhar e consequentemente muito mais consumidores. Pense um pouco: adoramos uma “desordem” provocada por preços baixos, mas basta ficar ali, numa luta solitária para encontrar o produto desejado, por 5 minutos, que – se o preço não valer muuuuuuito a pena – queremos sair (e muitas vezes saímos) correndo da outrora tão “atrativa” loja.

2. ACREDITE NA ILUMINAÇÃO.

Somos iguais a insetos desorientados atraídos por uma lâmpada. Ignoramos o que está na penumbra, mas não conseguimos resistir à luz! Um produto iluminado atrai o olhar, capta a atenção do cliente e produz uma percepção de valor mais elevado. Faça um teste: pegue aquele produto difícil, com giro baixo (esse mesmo, que em geral o vendedor esconde porque acha “feio”) e o exponha em lugar de destaque, ao lado de produtos fortes e com uma iluminação focada sobre ele e compare os resultados. Vai lá, depois me conta como as vendas aumentaram.
Outra coisa importante, utilize equipamento de qualidade com características adequadas, para não distorcer a cor do produto. É muito desagradável comprar aquele vestido preto maravilhoso e ao chegar em casa descobrir que ele é azul marinho! Pura decepção.

3. ENSINE O CLIENTE A USAR O PRODUTO.

Pois é meu amigo, como diriam por aí: o “óbvio” não existe! Principalmente quando se fala de moda, afinal cada pessoa é única e tem um estilo próprio, não é mesmo?! Felizmente as tendências e os meios de comunicação estão aí para direcionar o mercado e para dar “aquela forcinha” na hora que falta inspiração para montar o look do sábado à noite! Por isso “abuse e use” do cross merchandising – técnica de VM que sugere a exposição de produtos complementares de forma adjacente para influenciar a decisão de compra do consumidor. Traduzindo: Coloque a blusa perto da saia, do lado do sapato e da bolsa, assim a cliente prova tudo junto e já sai da loja com a produção inteira direto pra balada, entendeu?

4. DESTAQUE E VALORIZE.

Por construções culturais, impregnamos coisas, ambientes, situações e etc de diferentes significados. Por exemplo, para nós, tudo que está próximo ao chão é sujo, pequeno, inferior, indesejado e, portanto perde valor. Ao contrário, o que está no alto é importante, grande, imponente, às vezes inalcançável e por isso tem mais valor. Pensando assim, fica fácil compreender porque aquela bolsa de R$ 1.000,00, exposta em uma prateleira baixa, sem suporte algum, com a alça caída, não parece custar nem R$ 199,00. Mas basta coloca-la em um móvel mais alto, numa altura boa para que se possa tocá-la, com um expositor vistoso que a proporcione estrutura, que a cliente vai sair da loja feliz achando que pagou pouco por ela. Não menospreze o poder de uma boa exposição! Invista em expositores e displays e você verá que o custo será bem menor que o retorno em vendas e em valor de marca.

5. CONTE UMA HISTÓRIA.

Nascemos “programados” para gostar de histórias. Fato. Elas nos envolvem, nos emocionam porque nos identificamos com o enredo e com os personagens! Mas como traduzir isso para o ponto de venda? Pode ser mais simples do que você imagina. Comece deixando o ambiente mais aconchegante, construa espaços que façam o cliente esquecer, por alguns minutos, que ele está numa loja. “Converse” com ele. Você pode usar displays para contar um pouco sobre a história da marca, a coleção ou sobre determinados produtos. Traduza o lifestyle do consumidor nos móveis, nos acabamentos, nas cores, nos objetos. Envolva. Produtos acabam, lembranças duram, emoções permanecem pra sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s