O futuro da moda é livre de rótulos

A Selfrigdes inaugurou este mês um espaço livre de definição de gênero na sua aclamada loja da Oxford Street, em Londres. O projeto, desenvolvido em parceria com a designer londrina Faye Toogood, transita entre as fronteiras do masculino e do feminino, delineando um conceito fluido e transitório no qual definições características de gênero tornam-se obsoletas.
A ideia por traz do projeto “Agender” é explorar um universo no qual a expressão do eu seja maior que a representação social, culturalmente construída do ser. Uma experiência de liberdade não só de expressão como da formatação da própria identidade.
O espaço permite que os consumidores vivenciem uma experiência de compra livre, sem direcionamento de setor – masculino ou feminino – e consequentemente sem necessidade de adequação a estereótipos. A mais perfeita tradução do que o vestuário representa na sociedade contemporânea: instrumento de comunicação e tradução da personalidade de cada indivíduo.

Durante os meses de março e abril a Selfridges irá contar com a colaboração de um time de profissionais de diferentes áreas para dar vida ao projeto online e offline através do design, da musica, da fotografia, de vídeo e discussões sobre o tema.

Na vitrine, qualquer forma que pudesse ser associada à representação tradicional de gênero foi desconsiderada, o que resultou em um cenário abstrato no qual o produto ganha vida e função de acordo com o olhar do consumidor.

Há muito tempo a moda já começou a desconstruir essas fronteiras. No entanto nos últimos anos as discussões sociais que giram em torno do tema impulsionam novos pensamentos e novas formas de expressão. Esse projeto aponta uma direção inovadora de como conceber espaços comerciais adaptados a um comportamento social e cultural emergente. Um caminho sem volta que precisa ser discutido e experimentado.

Fotos: Selfridges, Retail Focus Magazine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s