Marketing Sensorial – o império dos sentidos

marketing_sensorial

É difícil resistir a determinados estímulos, não é mesmo? Pense bem, como pode ser relaxante ouvir um som agradável em meio ao barulho estressante das metrópoles modernas. Impossível também não desfrutar o gostinho da conquista ao inalar um delicioso aroma de carro novo. Sem falar no deleite em saborear aquela irresistível sobremesa ao final de um almoço corrido de trabalho.
Pois é, isso acontece porque o ser humano possui a extraordinária capacidade de associar sensações originárias dos 5 sentidos a conceitos e ideias, os quais consequentemente geram sentimentos e emoções (boas e ruins) relacionadas com suas experiências vividas.
O MARKETING SENSORIAL – área de estudo bastante recente dentro do marketing tradicional – explora esta infinita possibilidade de conexões para influenciar e direcionar a decisão de compra dos consumidores além de favorecer a construção de marcas mais fortes e consistentes. Através de estímulos sensoriais é possível despertar lembranças e provocar sensações que geram engajamento e criam vínculos emocionais entre marcas e pessoas.

“I’ve learned that people will forget what you said, people will forget what you did, but people will never forget how you made them feel”.

Maya Angelou

Te contamos aqui em baixo como explorar de forma positiva cada sentido dentro do ponto de venda a fim de construir uma experiência de compra marcante e significativa:

1. VISÃO:

A visão nos permite distinguir a pluralidade de formas, linhas, cores e símbolos que compõe uma infinidade de imagens, novas ou não, que chegam até nós todos os dias. É o sentido mais sobrecarregado de estímulos e por isso é preciso construir uma comunicação visual assertiva e inovadora para captar a atenção do consumidor.
A escolha adequada de cores para o ambiente, a consistência no uso de símbolos e ícones que compõe a identidade visual da marca e uma vitrine impactante são apostas certas para alcançar bons resultados.

2. OLFATO:

Nossas narinas são capazes de nos transportar no tempo e no espaço. Impossível não voltar à infância ao sentir aquele perfume usado pela nossa mãe ou aquele cheiro de bolo quentinho feito pela avó no domingo à tarde (posso apostar que você fechou os olhos e viajou comigo no tempo agora, não é mesmo?). Então porque não usar disso para construir laços com seu consumidor? Aposte na criação de um aroma único, que transmita a identidade da sua marca para o seu público e você com certeza se destacará da concorrência. Pense na Melissa! Não preciso dizer mais nada, não é?

3. AUDIÇÃO:

Sons têm a capacidade de alterar nosso humor. Pense como é estressante ficar no trânsito ouvindo barulho de motor, buzinas, gritos… Afe!!! Me irritei só de pensar! Em contrapartida uma música suave e sons da natureza podem nos acalmar rapidamente. Estudos mostram que o tipo e o volume da música usada no ambiente de vendas assim como tom de voz dos vendedores influencia a percepção da passagem do tempo e consequentemente o tempo de permanência do consumidor na loja.

4. PALADAR:

Difícil pensar em explorar o paladar quando não vendemos comida. Será? Por mais que seu produto não tenha propriedades gustativas nada impede que você ofereça mimos ao consumidor para estimular esse sentido! Além de proporcionar uma experiência de consumo mais intimista alguns alimentos, como chocolate, café e bebidas alcoólicas liberam endorfina, o hormônio do bem estar e do prazer!

5. TATO:

O tato é o sentido responsável pela nossa interação com o ambiente e com os produtos. Através dele percebemos texturas, formas e temperatura. Por isso além da preocupação com o tratamento de superfícies é essencial dar a devida atenção para a climatização da loja, para que o ambiente esteja sempre agradável e confortável.

Gostou das dicas? Quer saber mais?
Que tal então se inscrever no nosso curso de MARKETING SENSORIAL? Ainda dá tempo!

mkt_sensorial_banner_eventioz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s