A importância da flagship store para o varejo moderno

adidas-orignals-flagship-store-berlin

Por Ariela Ranielly

Não é nenhuma novidade que nos últimos anos o varejo vem ganhando novas configurações e novo significados, muito em decorrência dos avanços tecnológicos e de novas formas de interação social – que ajudam a formatar, dia após dia, novos comportamentos de consumo.
Sabemos que, mais do que em nenhuma outra época, a experiência oferecida durante o ato da compra é fundamental para que o consumidor se conecte com a marca e – engajado – se torne porta voz dos seus valores e propósitos. Em meio a um mercado saturado de produtos similares é preciso oferecer muito mais do que funcionalidade e uma bela embalagem para cativar o cliente.
Dentro deste contexto a flagship store – também conhecida como loja conceito – ganha fundamental importância como símbolo máximo de relacionamento e identificação do consumidor com uma marca.

Mas afinal de contas o que é uma flagship store?

O termo flagship é originalmente usado para determinar o navio líder de uma frota (navio almirante ou nau capitânia) o qual deve liderar e direcionar as ações dos demais. Emprestado metaforicamente pelo varejo, é utilizado para denominar uma “loja modelo”. Como o própria nome intenciona este espaço é criado para servir de referência para o universo de construção e significado da marca. Ela é (ou deveria ser) concebida com o objetivo de oferecer aos consumidores um nível de interação intangível com tudo aquilo que a marca é e deseja ser.
Uma flagship pode ser eleita como tal dentro de uma rede de lojas por diferentes motivos, entre eles ser a loja de maior faturamento, de melhor localização e / ou de maior metragem quadrada. Mas também pode ser projeta e construída do zero, levando em conta os pontos anteriores, para vir a ser tratada como uma.

É neste espaço simbólico que a missão, a visão e os valores da marca são traduzidos através do serviço, do design do mobiliário, da oferta seletiva de produtos, da sensorialidade e da experiência de consumo oferecida.
Podemos dizer que ela é o coração do varejo, pulsando para oxigenar uma rede complexa de transações materiais e simbólicas. E nenhum organismo vivo sobrevive sem esse movimento contínuo.

 

Foto de capa: Adidas Flagship Store, Berlin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s