Como trabalhar datas comemorativas no ponto de venda

foto-de-capa-datas-comemorativas-Saks

Com a proximidade do final do ano (sim, já estamos em setembro, para o natal é um pulo!) refletimos sobre a importância de explorar as datas comemorativas em favor de um melhor resultado, por meio da criação de experiências relevantes para o seu público dentro do ponto de venda.

Elegemos aqui algumas formas de aproveitar estas oportunidades e fortalecer a relação do consumidor com a sua marca. 

Planeje-se com antecedência:

Planejamento é fundamental para que se possa aproveitar as oportunidades que o calendário oferece. Trace um plano de ação para um determinado período (1 semestre é indicado) avaliando quais datas comemorativas são relevantes para o seu mercado – o dia das crianças certamente não é interessante para uma marca jovem, urbana e descolada, mas é muito importante para uma marca de artigos infantis. Pense com antecedência quais datas geram oportunidades de retorno (tangíveis e intangíveis) e comece a desenhar suas ações.

Fuja do óbvio:

No natal só porque todo mundo trabalha com caixas de presente na vitrine, monta quites e oferece descontos para atrair os consumidores isso não significa que essa seja a melhor estratégia para a sua marca. Muito pelo contrário, enxergue uma oportunidade de fazer e ser diferente! Pergunte-se: o que está data representa para o meu consumidor? Como posso tocá-lo de maneira singular?

ideias de vitrine para natal

Ideias de vitrines inusitadas para o natal. Foto – da esquerda para direita – Christian Louboutian; Urban Outfitters; Fendi.

Conte uma estória:

O consumidor está acostumado com o fato de que o varejo vai bombardeá-lo de promoções em determinadas épocas do ano. Mas, mais do que oferecer um desconto ou um brinde, o que você vai fazer para sensibilizá-lo de verdade? Para fazê-lo lembrar que sua marca realmente foi especial? Projete sua vitrine pensando na mensagem que ela passará ao consumidor e como você pode dar continuidade a estória no espaço interno da loja. Além da decoração pense no ambiente, no atendimento e na experiência que você vai oferecer para o consumidor neste momento de maneira integrada.

Realize desejos:

Não compramos apenas para suprir nossas necessidades mas para satisfazer nossos desejos e em datas comemorativas, o ato de presentear o próximo, aflora nossa expectativa de realizar também o desejo do outro. Seja paciente, escute, converse e entenda seu cliente; lhe proporcione um ambiente aconchegante e acolhedor. Faça os olhos dele brilharem com a empatia da equipe e que assim ele tenha certeza de que sairá dali com a realização de um pequeno sonho nas mãos!

Embalagem:

Surpreenda. A embalagem é uma parte importante da experiência de compra pois é ela que coloca o cliente em contato com a sua marca após a finalização da venda. Ofereça algo ao cliente que ele queira guardar e que o faça lembrar desse momento com satisfação! Cores, design diferente do convencional e múltipla funcionalidade são ótimos artifícios para o consumidor querer guardar este “mimo” por mais tempo.

embalagem

Exemplos de embalagens atrativas que perpetuam seu uso após a compra, seja pela funcionalidade, seja pela estética. Foto – da esquerda para direita – Puma; Pinterest; & Other Stories.

E você, já está preparado?! Se precisar de ajuda conte conosco.

.

.

Gostou do texto? Então curta, comente, compartilhe. Só não se esqueça: esse conteúdo é autoral e elaborado com muito carinho por nós para você, então caso queira usá-lo fique a vontade só não se esqueça de atribuir os devidos créditos, combinado?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s