Prepare sua loja para o dia dos namorados

Por Ariela Ranielly

Basta uma caminhada rápida pelos corredores dos shoppings para perceber que o amor já está no ar! Sim, o dia dos namorados está chegando e sua loja já deveria estar preparada para esta data. Mas se você ainda nem começou a pensar no assunto, não se preocupe (hum… não, se preocupe um pouco sim), ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo!

A data é muito importante para o varejo e é considerada um segundo natal para várias marcas, por isso é importante investir (tempo, pesquisa e dinheiro) para ter um resultado impactante e atrativo.

VITRINE ATRATIVA E IMPACTANTE

Projetar uma vitrine impactante é um fator importante para comunicar a percepção da sua marca com relação a este momento. Não pense apenas no faturamento (e me entendam bem, não estou dizendo que ele não é importante), mas também no que esta data significa para o seu público alvo. Dialogue com ele, emocione-o! Corações são lindos e assertivos, mas podemos falar em amor de outras formas, não é mesmo? Seja criativo!

Na primeira foto, vitrine de dia dos namorados do ano passado da marca  carioca Reserva. Em tempos virtuais é preciso desconectar-se para se conectar com o que realmente importa.  Simples e eficiente! Na segunda, ousadia e sensualidade na vitrine da Agent Provocateur, Londres. Fotos: reprodução.

Vitrine da loja de departamento canadense Hudson’s Bay, em 2012. Ideia irreverente e inusitada para o segmento de beleza. Fotos: Retail Design Blog

LOJA ACOLHEDORA

O dia dos namorados é uma data muito especial, na qual ficamos todos mais sensibilizados, afinal queremos presentar alguém único em nossas vidas, que representa sentimentos muito importantes e significativos para nós. O ambiente de vendas deve sempre ser acolhedor, mas neste momento em especial a loja deve “abraçar” o cliente e envolvê-lo em um clima de romance e harmonia. Pequenos detalhes podem ajudar a criar esta atmosfera: música suave (que combine com a identidade da marca, claro), decoração especial para este momento como flores, cartazes com mensagens carinhosas e outros elementos que tenham relação com a decoração da vitrine.

EQUIPE DE VENDA BEM PREPARADA

Neste momento em que namorad@s completamente confusos saem em busca de um presente sem nem ao menos saber a numeração de seus amad@s é preciso ter paciência e jogo de cintura para não afugentar o cliente. Comprar para o outro é difícil, exige coragem para arriscar um palpite e tempo para tomar a decisão mais acertada. É preciso ajudar o cliente a relaxar e não deixa-lo mais estressado e indeciso do que ele já está. Oriente a equipe de vendas a usar um tom de voz sempre calmo e agradável, a sorrir e a oferecer ao cliente sugestões inteligentes (espera um pouco, um vendedor não deveria agir assim o tempo todo?! Pois é, mas como isso não acontece sempre, não custa relembrá-lo).

E lembrem-se: o amor é para todos! Não seja indiscreto e preconceituoso jugando ou especulando sobre a opção sexual do seu consumidor. #ficaadica

Gostou das dicas mas precisa de ajuda para por seu planejamento em prática? Fale conosco, teremos prazer em ajudá-lo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s