Foko: o instagram para visual merchandisers

A entrevista original foi traduzida, para ler a versão em inglês clique aqui.
For english version click here.

Como eu, tenho certeza que você vai se apaixonar por esse aplicativo! Quem trabalha com visual merchandising – principalmente dentro de grandes empresas – sabe que trocar fotos e feedbacks de trabalho dentro de equipes sempre foi uma tarefa demorada e às vezes pouco eficiente. Após o trabalho realizado pelo time de campo sempre era necessário mandar e-mails com fotos e, às vezes, relatórios que demoravam um bom tempo para serem preparados. Depois ainda era preciso aguardar o feedback de gerentes e diretores, que podia demorar horas ou até dias para ser enviado, e muitas vezes acabava nem sendo executado.
Mas, felizmente, todo este processo longo e exaustivo pode estar com os dias contados! Simples como baixar um aplicativo. Conhecido como o “instagram para o varejo”, o Foko surgiu para acabar com esta perda de tempo, facilitando a troca de fotos, de informações e a comunicação dentro de empresas varejistas.

Achamos a ideia tão bacana que entrevistamos a gerente de marketing da empresa, Aja Butler George, para descobrir maiores detalhes! Confere aí 😉

WVC – Como surgiu a ideia?

Aja – A Foko foi fundada em 2013 por Eric Sauve e Colin McDonald. Eles perceberam que apesar do compartilhamento de fotos ter se tornado muito comum no âmbito pessoal, o mesmo principio não era válido para o meio corporativo. Originalmente concebido como um “instagram para empresas” e como uma ferramenta construtiva de comunicação interna, o aplicativo rapidamente se tornou popular entre grandes varejistas como Whole foods Market , Harmons Neighborhood Grocer e Esprit, a qual reconheceu que o Foko poderia ser uma valiosa ferramenta para cumprir rotinas de merchandising e para a construção de melhores práticas de compartilhamento.

Funciona em múltiplos dispositivos

Funciona em múltiplos dispositivos. Foto: divulgação.

WVC – Quais marcas usam o App e o que dizem sobre ele?

Aja – Foko está sendo usado por mais de 60 grandes empresas em todo o mundo, incluindo Esprit, Whole Foods, IKEA, Trade Secrets, Indigo entre outras. O app simplifica drasticamente o processo de validação de práticas de merchandising e permite que os varejistas acompanhem em tempo real parte das operações da empresa desde o escritório até o chão de loja.
Já ficaram para trás os dias em que os programadores visuais tiravam fotos, anexavam ao e-mail ou a mensagens de celular, enviavam a um responsável no escritório e esperavam por um feedback, apenas para mudar uma exposição e ter que realizar todo o processo novamente. Com Foko, gerentes regionais podem solicitar fotos de displays específicos para a equipe em loja e dar feedback diretamente nas fotos  enviadas por meio de comentários e anotações visuais (desenhando sobre a foto) evitando assim os “achismos” na execução do trabalho.
Usuários do app geralmente percebem uma redução de 50% no tempo de validação do trabalho de merchandising e de 75% no tempo de ajuste da exposição no ponto de venda.
Nas palavras dos nossos clientes na Esprit, “o app mudou completamente a velocidade com a qual conseguimos implementar atualizações nas diretrizes de visual merchandising e com a qual avaliamos as adaptações regionais necessárias”, diz o Arndt Brockmann, Diretor Comercial da marca, na Alemanha.

PhotoTask-Displays

Fácil e intuitivo. Foto: divulgação.

WVC – Quais são as principais funções?

Aja – Frequentemente citado como um “instagram para o varejo”, Foko é um aplicativo de compartilhamento privado de fotos para equipes de varejo que promove feedbacks de ações de merchandising mais rápidos e precisos, melhores práticas de compartilhamento e comunicação entre equipes.
Varejistas podem usar o Foko para solicitar fotos de espaços específicos dentro da loja, estejam eles administrando 5 ou 500 pontos de venda, e dar feedback sobre a exposição em tempo real, o que lhes dá total visão do que está acontecendo no chão de loja.
Com Foko as equipes podem atribuir tarefas – por exemplo, pedir para todas as lojas enviarem fotos de determinadas exposições – e desenhar direto na imagem enviada para mostrar o que precisa ser destacado ou corrigido. Ele dá ao lojista uma visão geral da manutenção do padrão de exposição em todas as lojas da rede e lhe oferece a possibilidade de dar feedback e compartilhar inspiração em tempo real.
Foko ajuda a criar uma cultura de excelência em torno da exposição e do gerenciamento da loja. Usuários podem trocar imagens de layouts, exposições que funcionaram, displays que estão quebrados e da equipe que “põe a mão na massa”, enquanto reduzem significantemente a quantidade de tempo gasto para a aprovação do trabalho realizado.

Ainda segundo Aja o app só existe em inglês (infelizmente), mas a empresa espera poder oferecer versões em outros idiomas conforme expandirem para outros países. E apesar de alguns clientes na América do Sul, ainda não existem usuários no Brasil. Quem sabe sua equipe não pode ser a primeira, hein?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s