Prepare sua loja e venda mais no dia dos pais

PAIM-vitrine_dia_dos_pais_blue_steel_2011

O dia dos pais é uma data bastante importante para o varejo de artigos masculinos, mas infelizmente pode acabar ficando um pouco de lado por acontecer num período de “transição”. Muitas lojas ainda estão em liquidação nesta época do ano, por isso é preciso ainda mais dedicação e planejamento para destacar-se no mercado.

Além da data comemorativa, neste ano temos uma oportunidade extra de alavancar as vendas com o acontecimento dos jogos olímpicos no País, que com certeza dará o norte para grande parte das ações de marketing no varejo, além de promover um grande fluxo de turistas (leia-se potenciais consumidores) nas principais cidades do país.

E se você ainda não se preparou para este momento, corre que ainda dá tempo de impressionar e envolver seu cliente!

_Entenda seu consumidor

Datas como esta, mais do que qualquer outro momento no varejo, falam ao coração. É tempo de presentear a quem se ama e admira, por isso espera-se que as marcas se sensibilizem e ofereçam aos consumidores oportunidades sinceras de homenagear pessoas tão importantes em suas vidas.  No entanto, é preciso não estereotipar e entender que existem diferentes tipos de pais, tanto em grau de parentesco quanto em comportamento.

A figura paterna pode ser representada pelo avô, pelo tio, pelo padrinho, pelo irmão, por um amigo da família ou até mesmo pela mãe, que assume a liderança da casa na ausência de uma figura masculina. Independente da ligação biológica os laços afetivos são os mesmos e a intenção de homenagear, às vezes, ainda mais significativa.

Também vale perceber que existem diferentes perfis de comportamento, alguns pais são mais sérios, conservadores, estudiosos enquanto outros são mais descontraídos, esportistas, criativos. Entenda qual perfil se encaixa melhor na sua proposta de marca e explore produtos específicos que atendam estas características.

pai-estilos-WVC

Qual o estilo do seu consumidor? Foto: montagem WhatEver.

_Cative pela vitrine

Mostre que sua marca valoriza esse dia. Encante o cliente com possibilidades de presentes criativos e transmita uma mensagem tocante e assertiva.

The-Hudson-Bay-Company-The-Bay-Fathers-Day-2013-Toronto

Foto: Retail design blog

The-Bay-Fathers-Day-windows-2012-Toronto

Foto: Retail Design Blog

starwar-window-display-fathers-day

Existem diferentes perfis de pais e diferentes formas de se comunicar com eles. foto: google search.

_Ofereça produtos especiais

Que tal facilitar a vida do seu consumidor, hein? Antecipe suas necessidades e ofereça a ele produtos pensados para o perfil de pai que sua marca atende. Monte kits de presente com embalagens especiais e ofereça vantagens (como descontos, brindes ou vale compras) na aquisição de produtos coordenados.

_Treine sua equipe

Sempre falamos isso e nunca achamos demais repetir! Equipes precisam estar sempre bem preparadas para lidar com diferentes tipos de situação e de clientes. Em primeiro lugar o time de vendas precisa conhecer bem o produto ofertado e as ações elaboradas para o período. Nada mais desanimador que conversar com um vendedor que não tem todas as informações necessárias na ponta da língua!

Além do preparo técnico, estar aberto emocionalmente para acolher a diversidade é fundamental. A configuração do núcleo familiar transformou-se muito nos últimos anos, por isso a equipe de vendas pode se deparar com situações que os tirem da zona de conforto. Estimule seu time a conduzir o atendimento com sensibilidade, a abraçar o novo e a aprender com o cliente.

Encontre mais inspiração na nossa página do Pinterest!

Precisa de ajudar para arrumar sua loja? Entre em contato com a gente, teremos prazer em ajudá-lo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s