Visual Merchandising e Sustentabilidade no 19° Backstage do Varejo

Aconteceu nesta última quinta-feira (11/08) o 19° Backstage do Varejo que abordou o tema Visual Merchandising e Sustentabilidade e estivemos lá para prestigiar parceiros e companheiros de profissão e ficar por dentro das novidades.

O evento é realizado pela ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – e contou com a presença de grandes profissionais do mercado nacional e internacional.

A pauta do dia se iniciou com um debate muito relevante sobre “como o visual merchandising pode contribuir para a construção sustentável do varejo no Brasil”. Mediado por Beth Furtado – Consultora da ALIA, contou com a presença de Juliemy Machado, diretora do studio VMSP; Raquel Fontes, visual merchandiser da Vila Romana; Cassia Pegoraro, gerente de projetos de sustentabilidade; Paulo André Serrano, gestor estratégico de novos negócios e Marcos Casado, engenheiro e diretor técnico da Sustentech. Os participantes levantaram questões importantes como a conscientização de gestores e colaboradores da relevância da implementação de projetos sustentáveis não somente como “ação de marketing” – em busca de engajamento de consumidores –, mas sim como estratégia de posicionamento de marca e modelo para disseminação deste tipo de comportamento na sociedade.

Marcos casado abordou o case da agência sustentável do Banco Real, no Bairro Granja Viana – Cotia, SP – primeira da América Latina a receber a certificação LEED®Leadership in Energy and Environmental Design – para construções sustentáveis, concedido pela USGBCUnited Stades Green Building Concil –, em 2007. Segundo ele, um dos maiores desafios enfrentados na época foi encontrar fornecedores que oferecessem materiais produzidos dentro de parâmetros sustentáveis, por isso houve a necessidade de adaptar toda uma cadeia produtiva de matéria prima para atender os pré-requisitos. Felizmente hoje a disponibilidade destes recursos já aumentou significativamente.

Atualmente temos exemplos de marcas que incorporam a sustentabilidade no seu DNA como é o caso da Starbucks, citado por Cássia Pegoraro. A empresa americana tem como objetivo que todas as lojas da rede, globalmente, recebam a certificação LEED®. Outra marca, lembrada por Juliemy Machado, foi a também americana Anthropologie, um exemplo de como é possível criar cenários e ambientes de varejo com maior consciência ambiental sem prejudicar em nada o impacto visual, estimulo tão importante dentro do visual merchandising. Segundo a diretora do studio VMSP um dos maiores desafios para implementação de projetos sustentáveis no varejo brasileiro é a falta de integração e diálogo entre os profissionais de diferentes áreas envolvidos nos processos decisórios. Ponto de vista também defendido por Paulo André Serrano, que considera a necessidade de alinhamento entre todas as áreas internas de uma empresa para que o tema sustentabilidade seja incorporado ao tema do negócio e gere resultados positivos.

Drive-Thru-Starbucks-container

Starbucks Drive Thru. Projeto sustentável feito com aproveitamento de containers.

anthropologie earth day window display

Nas vitrines, os cenários são construídos local e artesanalmente, a partir de materiais naturais e reciclados. Na foto, projeto realizado com rolhas de vinho doadas pelo programa de reciclagem da Cork Forest Conservation Alliance.

No que diz respeito a materiais de comunicação visual, displays e adereços Raquel Fonteles ressalta a dificuldade de reaproveitamento e reciclagem, não só devido à falta de espaço nas empresas para armazenamento como também por não haver o cuidado com todo o ciclo de vida destes produtos, os quais muitas vezes são descartados incorretamente. Por fim, conclui-se que é imprescindível que haja um maior dialogo entre áreas administrativas e criativas dentro das empresas no sentido de despertar uma maior consciência ambiental e social com o objetivo de viabilizar a construção de projetos e processos sustentáveis.

Na sequencia Euclides Gonçalves, gerente de arquitetura das lojas Riachuelo, fala sobre o projeto da unidade inaugurada no ano passado em Ipanema, primeira da marca em processo de certificação LEED®. O prédio, que antes abrigava a lanchonete Chaika – point queridinho dos cariocas fechado em 2011, após um incêndio – conta com sistema de reuso de águas pluviais, implantação de telhado verde e a utilização de iluminação em LED. Ao encerrar sua apresentação Euclides pondera que “fazer uma loja sustentável é opcional. Ser sustentável é obrigação”. Assim, esperamos ver muitos outros pontos de venda da marca trilharem o mesmo caminho.

Para encerrar o evento, subiu ao palco o norte-americano Eric Feigenbaun, editor nova-iorquino da revista VMSD e responsável pelos workshops do site WindowsWear, que trouxe inshigts sobre visual merchandising e o futuro do varejo. Segundo o especialista o VM é uma ferramenta de comunicação que ajuda a contar a história da marca para engajar o consumidor. O ponto de venda é vetor de diálogo e encantamento e este é um dos motivos pelos quais as lojas físicas, segundo ele, não estão ameaçadas pelo mundo virtual. Pelo contrário, o futuro é de integração e convergência entre ambientes on-line e off-line com o intuito de oferecer uma experiência de consumo cada vez mais completa, descomplicada e memorável. Eric frisou bastante a questão da experiência exemplificando que já não se denomina mais a loja de PDV (ponto de venda), mas sim PDE (ponto de experiência).

palestra-Eric-Feigenbaun

Há muito mais para relatar, mas esperamos ter conseguido passar a essência desta discussão tão rica e incentivá-los a buscar mais informações, além de fomentar a troca de ideias sobre o tema entre equipes e departamentos dentro das empresas de varejo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s