Como montar uma vitrine atraente e vendedora

foto-capa-como-montar-vitrine

Ouvimos com frequência a afirmação de que “a vitrine é o cartão de visitas da loja” e, de fato, ela exerce um enorme poder de atração sobre o consumidor, além de ser uma importante ferramenta de comunicação e diferenciação – principalmente em um momento de mercados tão saturados como o que vivemos hoje.

No entanto, infelizmente muitas lojas passam despercebidas por negligenciarem este espaço de exposição tão importante. E para evitar que sua loja faça parte desse grupo de espaços monótonos e desinteressantes, dê uma olhadinha nas dicas que separamos abaixo para você!

_ Selecione cuidadosamente os produtos

Uma boa vitrine começa com um bom sortimento de produtos. A escolha deve ser bem estudada, com base no público da marca, no histórico de vendas e na disponibilidade em estoque, e não feita de forma aleatória. Selecione os itens pensando em que estória eles contam quando expostos em conjunto. A que necessidade do cliente eles atendem? Quais emoções despertam e qual é o momento comercial do varejo? E para isso é fundamental conhecer muito bem quem é seu público alvo, caso contrário vai ficar complicado responder as questões levantadas aí em cima para obter bons resultados.

Oasis-windows-by-CCLR-UK

Produtos cuidadosamente coordenados, dentro da mesma família de estampas e oferecendo ao cliente uma visão completa do mix de produtos. Foto: Retail Design Blog.

_ Organização, organização e organização

Organização é TUDO. Uma vitrine organizada orienta o cliente, direciona o olhar e facilita a percepção do mix de produtos ofertados. Excesso de “coisas” (seja de produtos, cartazes ou decoração) ao invés de mostrar mais itens (como muitos creditam), por contraditório que possa parecer, faz o consumidor enxergar menos. Temos poucos segundos para visualizar uma vitrine, se colocamos muitos itens em exposição tiramos o foco do consumidor que fica “sem saber para onde olhar” e acaba desestimulado devido à dificuldade da experiência.

liberty-london-organização

Mesmo com um ar “bagunçado”, percebemos que cada item é disposto de forma proposital para compor a cena, o que é muito diferente de amontoar produtos aleatoriamente, sem uma proposta definida. Foto: acervo.

_ Iluminação

Uma boa iluminação permite que os produtos sejam vistos com clareza, direciona o olhar do cliente para o produto e ajuda a compor esteticamente o cenário da vitrine. Prefira spots direcionáveis que podem ser movimentados para acompanhar as mudanças dos elementos de lugar e evite deixar muitas áreas na penumbra para não deixar a vitrine escura e passar uma impressão de falta de cuidado.

Lâmpada queimada jamais, hein!

iluminação-vitrine-exemplo

Os itens da vitrine recebem luz suficiente para ganharem destaque na composição, mas podemos perceber que os acessórios expostos nos níveis mais baixos do display estão escuros, sem brilho, pois a iluminação não chega até eles.

_ Faça uso inteligente das cores

As cores transmitem emoções e cada tonalidade provoca uma resposta diferente nos seres humanos por isso devem ser usadas de forma estratégica para compor a mensagem adequada que se quer transmitir com a vitrine. Por exemplo: cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) são mais vibrantes e jovens enquanto cores frias (azul, verde, roxo) são mais tranquilas e seguras.

Vitrines Printemps - Histoire d'élégance - mai 2010_1

O rosa combinado ao preto confere feminilidade e sofisticação a composição. Foto: acervo.

_ Estabeleça um cronograma

Por último (mas nada menos importante, muito pelo contrário) tenha um planejamento. Analise quais as principais datas comerciais sua marca deve explorar e defina quantas trocas de cenografia de vitrine cabem no seu orçamento. Assim fica muito mais fácil programar ações e medir os resultados.

.

.

.

Gostou do texto? Então curta, comente, compartilhe. Só não se esqueça: esse conteúdo é autoral e elaborado com muito carinho por nós para você, então caso queira usá-lo fique a vontade só não se esqueça de atribuir os devidos créditos, combinado?!

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s