5 Dicas para vender mais (e melhor) no dia das crianças

dia-das-criancas-foto-capa-wvc

O dia das crianças está chegando e com ele surgem novas oportunidades de melhorar os resultados da sua loja! Então o que você está esperando? Leia atentamente as dicas abaixo e mãos à obra!

1. Começando pela vitrine

A vitrine precisa despertar a atenção e encantar os pequenos, para isso escolha um tema com o qual este público se identifique. O dia das crianças é uma data que celebra a infância e as melhores coisas que associamos a ela como a liberdade, a imaginação, a diversão e o conforto da família. Por isso, não se preocupe apenas em vender apresentando preços e cartazes de promoção na vitrine. Emocione, fale ao coração, encante crianças de todas as idades (inclusive aquelas que moram dentro de nós adultos) e a venda será uma feliz consequência.

Use cores alegres e objetos que remetam a infância como brinquedos, desenhos, balões e afins para construir cenários atraentes e interessantes.

2. Entenda quem é o consumidor

Em datas comemorativas, em especial no dia das crianças, estamos comprando algo para outra pessoa, ação que está associada a uma oportunidade ou uma necessidade pontual. Quando compramos um produto para nós mesmos em outras épocas a venda costuma ser mais fácil e o processo de sondagem mais curto e objetivo. No entanto, neste momento específico, o vendedor precisa entender e atender não apenas as necessidades do comprador (shopper), mas também do usuário do presente (consumidor). Desta forma uma abordagem adequada e paciente pode fazer toda a diferença na efetivação da venda.

3. Ofereça espaços atrativos para os baixinhos

Uma das coisas mais gostosas de ser criança é ter a imaginação funcionando a mil! Qualquer objeto pode se tornar um brinquedo e qualquer lugar um cenário de cinema. Por isso, crie espaços lúdicos e divertidos que inspirem e entretenham as crianças como brinquedotecas e cantinhos para desenho e pintura. Oferecer um lanchinho também é uma ótima opção! Assim os pequenos nem vão ver o tempo passar e os pais poderão comprar os presentes tranquilamente. Ah, é muito importante que estes espaços de recreação sejam assistidos por alguém capacitado em tempo integral para garantir a segurança da criançada, ok.

4. Cada idade um comportamento

Um grande desafio para marcas que atendem o público infantil, principalmente no segmento de moda, é entender e atender as diferenças de comportamento existentes entre as faixas etárias.

Segundo o site do SEBRAE, para melhorar a experiência de compra neste momento, “o ideal é dividir o espaço de acordo com a idade. Para o público de até 3 anos, deve haver estímulos visuais constantes, como objetos coloridos, como móbiles e brinquedos colocados em lugares estratégicos.  Para crianças entre 4 a 7 anos, a atenção é voltada a brincadeiras interativas, como escorregadores e materiais de desenho. Já para o público pré-adolescente (de 8 a 12 anos), é preciso separar os produtos de meninos daqueles voltados para as meninas, criando universos distintos.” Para estes dois últimos, vale lembrar que a interação está muito associada à tecnologia, então considere oferecer como opção de entretenimento jogos virtuais interativos ou tablets.

5. Não se esqueça dos adultos!

Precisamos atrair e envolver as crianças (consumidor) nesta data, mas não podemos nos esquecer de oferecer boas condições de consumo para os adultos (shopper) – pais, mães, padrinhos, madrinhas, parentes, amigos. Precisamos nos lembrar de que, antes de serem um número na caixa registradora, eles possuem laços afetivos que impactam muito na decisão de compra. Muitas vezes o adulto irá comprar um presente desacompanhado da criança, mas é o olhar dela, que ele carrega dentro de si, que irá pesar na hora da decisão. Queremos ver nossas crianças sendo respeitadas e bem tratadas acima de tudo.

Por mais que o objetivo de qualquer data comercial seja aumentar as vendas, lembre-se que isso deve ocorrer em decorrência de uma experiência de consumo agradável e respeitosa.

.

.

.

Gostou do texto? Então curta, comente, compartilhe. Só não se esqueça: esse conteúdo é autoral e elaborado com muito carinho por nós para você, então caso queira usá-lo fique a vontade só não se esqueça de atribuir os devidos créditos, combinado?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s