Euroshop 2017 – Insights e tendências

euroshop-2017-wvc

No inicio do mês estivemos na Alemanha para visitar a maior feira de varejo do mundo, a Euroshop e trouxemos na bagagem muitas ideias e novas percepções sobre a evolução do varejo para os próximos anos.

A Euroshop é uma feira que acontece a cada três anos e reúne empresas e profissionais do mundo todo, por isso sua relevância para construção de cenários futuros que direcionam as ações de varejistas em escala global. Neste ano foram 2.368 expositores de 61 países e mais de 113.000 visitantes de 138 nacionalidades diferentes que passaram por lá durante os 5 dias de evento.

Dentro da nossa visão, alguns cenários foram confirmados e novos rumos construídos. Compartilhamos aqui com vocês nossas principais percepções:

_Consciência Verde: A preocupação com o meio ambiente e a construção de espaços comerciais sustentáveis é uma realidade e constitui uma preocupação crescente dentro de toda cadeia do varejo. O uso de elementos naturais e com acabamentos rústicos marcou forte presença na apresentação dos elementos de store desing e na própria construção dos estandes. Madeiras certificadas e com aspecto natural mesclavam-se com texturas de pedra, cimento, metal e muito, muito verde. Materiais reciclados, recicláveis e reaproveitados também estiveram muito presentes.

_Movimento e interação: Impossível sentir-se (e ficar) parado com tanto incentivo ao movimento. A própria feira é um movimento adiante, um passo no futuro. Mas o que percebemos aqui foi a influencia do movimento no corpo e na experiência de consumo. A crescente busca por um estilo de vida mais saudável e ativo refletiu em manequins com poses dinâmicas e inspiradoras. Dentro do ponto de venda o estímulo à interação do consumidor é crescente: interfaces de customização de produtos e de personalização de processos de compra estimulam o movimento do consumidor na jornada do consumo. Muito movimento também na comunicação que substitui a imagem estática pelo conteúdo em vídeo em telas cada vez maiores.

_Tech experience: O uso da tecnologia no ponto de venda é um processo sem volta. E cada vez mais ela trabalha em favor de uma melhor experiência de consumo. Integrando canais, a tecnologia permite que o consumidor tenha inúmeras possibilidades de contato com uma mesma marca e selecione como deseja vivenciar sua experiência com ela. Co-criar seu próprio produto, comprar on-line ou off-line ou comprar on-line “dentro” do off-line, pagar sem enfrentar filas, provar sem tirar a roupa, ultrapassar barreiras sem sair do lugar com a realidade virtual. Enfim, as possibilidades são múltiplas e os recursos já estão disponíveis, basta pensarmos como nosso consumidor e construirmos com ele a melhor experiência de consumo possível.

_Customização da experiência: O enorme volume de informação que a era digital nos proporcionou viabiliza cada vez mais a customização da experiência de consumo. Por meio de softwares de coleta e analise de dados é possível que uma loja se torne única para cada consumidor oferecendo produtos específicos para um determinado perfil e atendimento que solucione uma necessidade especifica, em um determinado momento.

De uma maneira geral o ponto de venda se torna cada vez mais um ponto de experiência. Mais importante que vender um produto é a construção do caminho que leva até ele. O varejo físico e o digital convergem hoje para um mesmo lugar, no qual o foco é o consumidor e a experiência que ele tem (e leva com ele) da sua marca. O refinamento das tecnologias que promovem a integração de canais acabará com o limite real dos ambientes de compra. Todo lugar será um espaço de consumo. Sua casa, através de diferentes dispositivos (celular, tv, IOT), será a “sua loja”. O ato de comprar estará tão integrado com as demais atividades diárias que executamos que mal não perceberemos a diferença (a não ser pela fatura do cartão no final do mês).

Gostou das informações? Quer saber muito mais? Então participe do nosso evento Pós-Euroshop: tendências e reflexões sobre o futuro do varejo, que acontecerá em São Paulo no dia 06/04/2017.

Para mais informações e inscrições clique aqui!

 

 


Gostou do texto? Então curta, comente, compartilhe. Só não se esqueça: esse conteúdo é autoral e elaborado com muito carinho por nós para você, então caso queira usá-lo fique a vontade só não se esqueça de atribuir os devidos créditos, combinado?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s