Quero trabalhar com visual merchandising, como começar?

visual_merchandiser

Por Ariela Ranielly.

Desde que fundei a WhatEver e comecei a dar aulas escuto essa pergunta com frequência. Acho que é uma dúvida natural para quem busca iniciar uma nova carreira, certo?

Com quem falar? Por onde começar? Como é o mercado? São perguntas que me fazem constantemente. Por isso, resolvi escrever este post para compartilhar minha visão com outras pessoas que queiram dar o pontapé inicial nesta profissão. Espero que seja útil!

Conhecimento x experiência:

Ambos são muito importantes, mas se você está começando vai levar algum tempo para construir uma experiência relevante. Já a construção do seu conhecimento sobre o assunto depende única e exclusivamente de você, então se dedique. Leia livros, vá a eventos, visite exposições, converse com as pessoas e se inspire!

Por ser uma área nova e com poucos cursos de formação, muitos profissionais começaram de maneira intuitiva (inclusive euzinha aqui), migrando de áreas correlatas como marketing, moda, design e arquitetura, o que ajudou muito nosso mercado a crescer. No entanto, com o desenvolvimento da atividade (e do varejo também) surgiu a necessidade de profissionalização.

Saiba mais sobre nosso curso VM² // Visual Merchandising para Vender Mais Melhor.

Defina seu objetivo:

Saber aonde você que chegar é fundamental em qualquer caminho que você queira percorrer, por isso o primeiro passo é recolher o maior número de informações que você puder sobre a profissão e definir qual é seu objetivo.

Dentro do visual merchandising existem diferentes possibilidades de atuação desde funções mais criativas até as mais estratégicas (entenda melhor nos posts “Profissão VM – parte I e Profissão VM – parte II”), descubra qual melhor se encaixa no seu perfil e trace o caminho para alcançar seu objetivo (tenha um planejamento, isso faz toda a diferença).

Possibilidade de ganho x momento de vida:

Seu momento de vida com certeza vai definir sua estratégia. Quando você esta começando a buscar oportunidades no início da sua carreira (com seus 20 e poucos anos) em uma fase que você talvez ainda more com seus pais e consiga viver com ganhos não muito altos, sua vantagem é poder começar como estagiário ou assistente em empresas grandes que (com certeza) vão te ensinar muito, além de te ajudar a resolver o “problema” da experiência. Grandes redes de fast fashion, por exemplo, levam o VM muito a sério e, por isso, são excelentes escolas. Se você tiver a oportunidade de participar da equipe de alguma delas irá aprender muito sobre VM na prática, acredite! (Palavra de quem trabalhou muitos anos na C&A e na Zara, empresas que construíram a base da minha formação profissional).

Agora, se você já esta vivendo outra fase da vida, pensando em mudar de área e, independente da sua idade, precisa ganhar o suficiente para bancar uma casa e viver, acho que a conversa muda um pouco de figura. Nesta altura, é difícil começar como assistente e sobreviver com salários que (quando muito bons) não ultrapassam R$ 2.000,00, mas também não dá pra ter um cargo de coordenador sem nenhuma experiência, não é mesmo? Então minha sugestão para você é a seguinte: trabalhe nas horas livres! Não, você não leu errado. Toda mudança e a conquista dos nossos objetivos exige certo grau de sacrifício. Para mudar de área é importante adquirir experiência, então aproveite um pouco do seu tempo livre para estagiar em pequenas agências (que te dão flexibilidade de horário) ou até mesmo para acompanhar (gratuitamente) o trabalho de profissionais autônomos. Aproveite esse momento de transição para conhecer outros profissionais da área, faça networking. Não espere as oportunidades caírem do céu, construa suas próprias oportunidades!

Então, bora começar a construir o seu futuro?!

.

.

Gostou do texto? Então curta, comente, compartilhe. Só não se esqueça: esse conteúdo é autoral e elaborado com muito carinho por nós para você, então caso queira usá-lo fique a vontade só não se esqueça de atribuir os devidos créditos, combinado?!

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s